Posted On May 3, 2024

Sobrevivendo à atualização principal do Google de março de 2024

Geoffrey 0 comments
>> Uncategorized >> Sobrevivendo à atualização principal do Google de março de 2024

As atualizações do algoritmo do Google podem mudar a visibilidade de seus sites. Em março de 2024, o Google lançou uma de suas maiores atualizações do algoritmo principal até o momento, o que fez com que muitas pessoas pensassem a respeito. Essa atualização é diferente das anteriores, pois tem como alvo o conteúdo de baixa qualidade, muitas vezes gerado por IA, que está obstruindo os resultados de pesquisa. Tudo isso afeta a qualidade das informações que os usuários encontram on-line, o que significa que o Google teve que intervir e fazer uma limpeza. Aqui, daremos ao senhor mais insights sobre a atualização principal do Google de março de 2024.

As atualizações do Google não são novidade

As atualizações de algoritmo não são novas. As atualizações fazem parte dos esforços contínuos do Google para melhorar a experiência dos usuários. O Google tenta encontrar novas maneiras de promover conteúdo de alta qualidade, relevante e confiável. No entanto, a atualização principal do Google de março de 2024 se destaca. Isso ocorre porque ela aborda diretamente a onda de conteúdo de IA que atinge o mecanismo de pesquisa.

A IA generativa agora é amplamente acessível. Como resultado, a Web tem visto um influxo de conteúdo que não tem a profundidade e a precisão do conteúdo escrito por pessoas reais. Embora o Google tenha deixado claro que o uso de IA para gerar conteúdo não é proibido, ele valoriza e recompensa a verdadeira qualidade.

Entendendo as atualizações do algoritmo do Google

O algoritmo do Google é uma lista de regras para classificar sites nos resultados de pesquisa. Como acontece com a maioria das coisas, essas regras não são estáticas. As regras mudam com frequência para se adaptar às novas tecnologias e aos comportamentos dos usuários. Hoje, uma dessas mudanças é a onda de novos conteúdos. Isso faz com que o Google atualize seu algoritmo. Como resultado, ele deve ajudar os usuários a encontrar o conteúdo mais relevante e de alta qualidade.

O Google lançou a atualização principal em 5 de março e concluiu a implementação em 19 de abril de 2024

Por que ocorrem as atualizações de algoritmo?

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Para isso, o Google precisa ajustar continuamente seus algoritmos para entender e categorizar o conteúdo. As atualizações podem ter como alvo questões específicas, como a redução de spam. Outras visam priorizar o conteúdo especializado em pesquisas médicas. Por exemplo, a atualização “Medic” de 2018 se concentrou em sites médicos e de saúde. Seu objetivo era descobrir conteúdo mais confiável nas áreas mais importantes.

Qualidade do conteúdo e experiência do usuário

Ao longo dos anos, o Google tem priorizado cada vez mais a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário. Atualizações do algoritmo do Google como o “Panda” (2011) e o “Penguin” (2012) foram os primeiros exemplos, penalizando conteúdo de baixa qualidade e práticas de manipulação de links. Hoje, vemos atualizações com foco na experiência da página (Core Web Vitals) e na utilidade do conteúdo (Helpful Content Update). Tudo isso mostra que o Google está se movendo em direção a métricas centradas no usuário.

Pode ser muito esclarecedor saber sobre as atualizações do algoritmo do Google. Os insights ajudam o senhor a alinhar sua estratégia de conteúdo. Trata-se de entender a necessidade de qualidade do conteúdo e a satisfação do usuário. Para sobreviver, o senhor deve criar conteúdo altamente relevante que atenda à intenção do usuário. Só assim seu site continuará sendo um recurso valioso para o seu público.

Por que o Google Core Update de março de 2024?

Todos nós notamos o aumento do conteúdo alimentado por IA generativa. Esse salto tecnológico facilitou a produção de conteúdo em escala. No entanto, nem todo conteúdo atende aos padrões de qualidade que o Google busca. A atualização principal de março de 2024 é a iniciativa do Google para enfrentar esse desafio. Ele espera que os usuários voltem a encontrar conteúdo valioso e confiável.

Com essa atualização, O Google pretende reduzir o conteúdo com spam na pesquisa drasticamente em mais de 40%:

“Acreditamos que essas atualizações reduzirão a quantidade de conteúdo de baixa qualidade na Pesquisa e enviarão mais tráfego para sites úteis e de alta qualidade. Com base em nossas avaliações, esperamos que a combinação dessa atualização e de nossos esforços anteriores reduza coletivamente em 40% o conteúdo de baixa qualidade e não original nos resultados de pesquisa.”

O desafio do conteúdo de baixa qualidade

O principal problema do conteúdo gerado por IA não é o uso da IA, mas a qualidade desse conteúdo. Antes de março de 2024, os resultados de pesquisa começaram a mostrar conteúdo que oferecia pouco valor aos usuários que buscavam informações ou soluções. Essa é uma experiência ruim para o usuário e torna mais difícil para o conteúdo de alta qualidade criado por humanos obter a visibilidade que merece.

Isso vale especificamente para o que o Google chama de abuso de conteúdo em escala:

“O abuso de conteúdo em escala ocorre quando muitas páginas são geradas com o objetivo principal de manipular as classificações de pesquisa e não de ajudar os usuários. Essa prática abusiva geralmente se concentra na criação de grandes quantidades de conteúdo não original que oferece pouco ou nenhum valor aos usuários, independentemente de como foi criado.”

Qualidade e relevância do conteúdo

Com a atualização principal de março de 2024, o Google quer destacar o conteúdo de alta qualidade. É claro que a atualização não penaliza o uso de IA na criação de conteúdo. No entanto, ela visa garantir que o conteúdo atenda aos mesmos padrões dos autores reais. Isso significa que o conteúdo gerado por IA deve ser informativo, preciso e envolvente. Além disso, ele deve oferecer perspectivas ou insights exclusivos que beneficiem o usuário.

O Google chegou a dizer isso:

“Não há nada de novo ou especial que os criadores precisem fazer para essa atualização, desde que estejam produzindo conteúdo satisfatório destinado às pessoas. Para aqueles que talvez não estejam se classificando tão bem, recomendamos que leiam nossa página de ajuda sobre como criar conteúdo útil, confiável e voltado para as pessoas.”

A atualização principal do Google de março de 2024 é muito interessante para os criadores de conteúdo. Devemos usá-la como uma chamada à ação para elevar nossos padrões de conteúdo. Como resultado, publicaríamos conteúdo exclusivo que realmente enriquece as experiências on-line dos usuários. Essa atualização lhe dá a chance de rever suas estratégias de conteúdo. Tente aproveitar o potencial da IA, mas priorize a qualidade e a autenticidade que somente as pessoas oferecem. É tudo uma questão de equilíbrio! Juntos, garantiremos que a Web seja informativa, confiável e fácil de usar.

O senhor foi atingido pela atualização principal do Google de março de 2024?

Identificar o impacto de uma atualização do algoritmo principal do Google é o primeiro passo para a recuperação. A atualização principal do Google de março de 2024 pode levar a alterações no desempenho do seu site. No entanto, o senhor deve distinguir isso do fluxo e refluxo habituais do tráfego on-line. Para isso, é necessário analisar cuidadosamente as métricas do seu site.

Monitoramento do tráfego e das classificações

Primeiro: não entre em pânico. Uma queda repentina no tráfego ou um declínio nos rankings pode ser alarmante. Essas coisas acontecem, portanto, o senhor deve tentar manter a calma. Como o senhor sabe, essas mudanças podem indicar que uma atualização afetou seu site. Use ferramentas de análise para monitorar os padrões de tráfego do seu site. Procure mudanças bruscas que coincidam com o momento das atualizações anunciadas pelo Google.

Um gráfico que mostra um declínio no tráfego, que pode ser atribuído à atualização principal do Google de março de 2024
Definitivamente, algo aconteceu aqui

Analisando diferentes fontes de tráfego

É fundamental diferenciar entre pesquisa orgânica, referência e tráfego direto. Um declínio no tráfego de pesquisa orgânica sugere que a visibilidade do seu site nas SERPs pode estar diminuindo. Isso pode ser devido à última atualização do algoritmo. Por outro lado, alterações no tráfego de referência ou direto podem indicar outros fatores em jogo que não estão relacionados a uma atualização.

Use o Google Search Console

Use o Console de pesquisa para entender o desempenho do seu site nas SERPs do Google. Após uma atualização, verifique se há notificações ou avisos que possam indicar problemas específicos que o Google identificou em seu site.

No GSC, procure por perdas repentinas e inesperadas. As perdas de impressões e cliques seriam os principais itens a serem verificados. Se houver perdas de impressões, tente identificar as páginas e consultas específicas que foram atingidas. Tudo foi atingido? Apenas algumas consultas? Certas páginas? Confirme se as datas das quedas correspondem às datas das atualizações. Esses dados podem ajudar a identificar quais aspectos do seu site foram mais afetados.

Investigando o impacto de uma atualização do núcleo

Depois de identificar as possíveis pistas, a próxima etapa envolve um aprofundamento. Essa fase consiste em identificar os elementos afetados e entender o motivo.

uma ilustração que mostra um robô do google sendo examinado por dois especialistas em dados
Mergulhe fundo nos dados para descobrir o que aconteceu quando o

Alinhamento das alterações de tráfego com os cronogramas de atualização

Comece alinhando as alterações observadas no tráfego e na classificação com as datas de lançamento da atualização. Blog da Central de Pesquisa do Google e Conta X são fontes confiáveis de anúncios e cronogramas. A plotagem dos dados de tráfego em relação a essas datas ajuda a confirmar se as alterações estão relacionadas às atualizações.

Além disso, certifique-se de que nada mais possa ter acontecido em seu site que pudesse ter causado a perda de tráfego. Elimine as outras possibilidades para ter certeza de que está resolvendo o enigma certo. É importante atribuir as mudanças no desempenho à atualização e não a outras variáveis, como tendências sazonais ou alterações externas no site.

Mergulhe nos dados do Google Search Console

Console de pesquisa do Google oferece uma grande quantidade de dados para seu trabalho. Dê atenção especial ao relatório de desempenho. Esse relatório fornece insights sobre impressões, CTR e classificações de suas páginas e consultas. Uma queda nas impressões pode significar que suas páginas aparecem com menos frequência nos resultados de pesquisa, possivelmente devido à atualização. O Google tem um guia útil sobre a depuração de quedas no tráfego de pesquisa que ajuda o senhor a começar.

Identificação de deficiências técnicas e de conteúdo

Depois de identificar os problemas, avalie se eles estão relacionados à qualidade e à relevância do conteúdo, ao SEO técnico ou a ambos. Para o conteúdo, considere fatores como originalidade, profundidade e envolvimento do usuário. O conteúdo oferece valor exclusivo além do que já existe?

Analise seu site de forma holística. Verifique a estrutura do site, os links internos, o desempenho em dispositivos móveis, a velocidade da página e o Core Web Vitals quanto aos aspectos técnicos. O PageSpeed Insights e o Lighthouse do Google são ferramentas úteis para essa análise.

Recuperação da atualização principal do Google de março de 2024

Depois de identificar como a atualização afetou seu site, o foco passa a ser a recuperação. A recuperação envolve abordar a qualidade do conteúdo e aspectos técnicos de SEO, dependendo de onde estão os problemas. Veja como abordar a recuperação, garantindo que seu site se alinhe mais aos padrões do Google.

Melhorar a qualidade do conteúdo

Se a perda de tráfego resultar da queda nas classificações de consultas para as quais o senhor costumava se classificar bem, provavelmente é um problema com seu conteúdo. Comece examinando a classificação do conteúdo para esses termos agora. Procure pistas sobre por que esse conteúdo pode ser preferível ao seu e ajuste seu conteúdo de acordo. Tente tornar seu conteúdo mais relevante para o usuário.

Perguntas úteis sobre conteúdo

O Google desenvolveu um conjunto de diretrizes para ajudar o senhor a avaliar a relevância e a qualidade do seu conteúdo:

  1. O conteúdo fornece informações, relatórios, pesquisas ou análises originais? Avalie se seu conteúdo oferece novas percepções, pontos de vista exclusivos ou pesquisas abrangentes que agregam valor além do que já está disponível on-line.
  2. O conteúdo fornece uma descrição substancial, completa ou abrangente do tópico? Avalie se o seu conteúdo cobre o tópico de forma completa, abordando de forma abrangente as perguntas, preocupações e interesses relacionados do público-alvo.
  3. O conteúdo foi escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o assunto? Considere se o autor tem o conhecimento, a experiência ou a paixão necessários para o assunto em questão, o que fica evidente na profundidade e na precisão do conteúdo.
  4. O conteúdo tem um propósito ou objetivo claro que cumpre com sucesso? Identifique o objetivo principal de seu conteúdo (informar, entreter, persuadir etc.) e avalie se ele atinge esse objetivo com eficácia.
  5. Alguém que lê seu conteúdo sai com a sensação de que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo? Reflita se o leitor sairia com conhecimento prático, soluções ou uma compreensão mais profunda do assunto.
  6. O conteúdo apresenta informações que o fazem confiar nele, como fontes claras, evidências da experiência do autor e ausência de erros factuais? Verifique a confiabilidade e a credibilidade do seu conteúdo por meio de fontes precisas, mostrando as qualificações do autor e garantindo a correção dos fatos.
  7. O conteúdo está livre de problemas de ortografia ou estilo? Certifique-se de que seu conteúdo seja apresentado de forma profissional, com atenção à gramática, ortografia e estilo, tornando-o acessível e agradável de ler.
  8. O(a) senhor(a) se sentiria confortável em confiar nesse conteúdo para questões relacionadas ao YMYL? Para conteúdo que afeta decisões importantes (saúde, finanças, etc.), considere se ele atende aos mais altos padrões de precisão e confiabilidade.
  9. O conteúdo foi criado para atender às necessidades de um público humano e não de mecanismos de pesquisa? Crie conteúdo que atenda aos interesses e às consultas de seu público, e não aos mecanismos de pesquisa.
  10. Seu site tem um objetivo ou foco principal e seu conteúdo apoia esse objetivo? Certifique-se de que o conteúdo esteja alinhado e apoie o tema ou a missão abrangente do seu site, proporcionando uma experiência coesa ao usuário.

Abordagem de problemas técnicos

A maneira como o senhor se recupera depende do problema; os problemas geralmente estão relacionados ao seu conteúdo. Se o senhor tiver um problema técnico grave o suficiente para causar uma perda repentina de tráfego, ele provavelmente não foi causado pela atualização do núcleo. No entanto, se o senhor encontrar um problema técnico, deve corrigi-lo. Considere o seguinte: Se o seu motor de controle estiver acesa, lavar o carro e pendurar um novo purificador de ar não ajudará na perspectiva de longo prazo da dirigibilidade do carro.

Algumas áreas em que o senhor deve se concentrar:

  • Corrigir o desempenho de seu site para celular: Ter um site para celular com bom desempenho não é negociável. Use o Lighthouse do Google para identificar e corrigir quaisquer problemas de usabilidade. Mantenha os anúncios afastados.
  • Velocidade da página e Core Web Vitals: Páginas de carregamento rápido criam uma experiência positiva para o usuário. Use o PageSpeed Insights para identificar e corrigir problemas que afetam o tempo de carregamento, como arquivos de imagem grandes ou tempos de resposta lentos do servidor.
  • Estrutura e navegação do site: Um site bem organizado ajuda os usuários e os mecanismos de busca a encontrar o conteúdo de forma eficiente. Revise a estrutura de seu site para verificar a hierarquia lógica e a facilidade de navegação.

Práticas recomendadas para futuras atualizações

Normalmente, as atualizações do algoritmo do Google não atingem os sites que seguem as regras e se comportam bem. Ainda assim, a última atualização principal nos lembra de trabalhar duro para melhorar nossos sites sempre que possível. Olhando para o futuro, há várias práticas recomendadas que o senhor pode adotar para ficar à frente do impacto de futuras atualizações.

Mantenha-se informado sobre as notícias e atualizações de SEO

Acompanhe as notícias e atualizações de SEO. Às vezes, o Google oferece insights sobre o que os proprietários de sites podem fazer para se preparar para as atualizações. Siga sites de boa reputação blogs de SEO como o nosso – e a atualização de SEO da Yoast – fóruns e outros canais, como o Google Search Central Blog e o conta @searchliaison X.

Revisar e aprimorar continuamente o conteúdo

A qualidade de seu conteúdo nunca está acabada. Revise regularmente o conteúdo do seu site. Ele deve permanecer sempre relevante, preciso e valioso para seu público. Continue trabalhando nele atualizando estatísticas, renovando referências desatualizadas e adicionando novos insights para manter o conteúdo envolvente. Considere o feedback do usuário como uma oportunidade de aprimorar o escopo e a profundidade do seu conteúdo.

Diversifique suas fontes de tráfego

Tente evitar depender apenas do tráfego de pesquisa orgânica. Explore outras oportunidades diversificando suas fontes de tráfego com mídia social e marketing por e-mail. Isso torna seu tráfego mais estável e permite que o senhor alcance novos públicos.

Tudo sobre a atualização principal do Google de março de 2024

Adaptabilidade, qualidade e foco no usuário são o que o senhor precisa para ter sucesso. É um trabalho árduo recuperar-se se uma atualização de algoritmo o atingiu. Todo esse processo oferece lições valiosas para aprimorar seu site. Além disso, o senhor pode encontrar novas oportunidades de crescimento.

Os algoritmos do Google continuarão a evoluir. A atualização principal de março de 2024 visa a combater o conteúdo de baixa qualidade. Ela ressalta uma mudança em direção a um futuro que, espera-se, valorize o conteúdo genuíno, perspicaz e centrado no usuário.

Related Post

Os riscos do vício em máquinas caça-níqueis e suas consequências

Os riscos do vício em máquinas caça-níqueis e suas consequências As máquinas caça-níqueis são jogos…

A regulamentação dos jogos de azar no Brasil: o que esperar

A regulamentação dos jogos de azar no Brasil é um tema que tem sido discutido…

Os riscos do vício em máquinas caça-níqueis e suas consequências

As máquinas caça-níqueis são um dos jogos de azar mais populares em todo o mundo.…