Frequentemente recebemos a pergunta sobre o tamanho que um texto on-line deve ter. Como isso geralmente depende de diferentes fatores, é difícil dar uma única resposta. Mas, do ponto de vista do SEO e da orientação ao usuário, há uma regra geral que o senhor pode seguir. Recomendamos que o senhor escreva mais de 300 palavras para posts ou páginas, enquanto as descrições de produtos devem ter mais de 200 palavras. Por quê? Porque um número maior de palavras ajuda o Google a entender do que se trata o seu texto. Isso também lhe dá espaço para fornecer informações suficientes sobre o tópico que está sendo discutido, o que é útil para os visitantes do site. No entanto, não aconselhamos adicionar mais conteúdo apenas por adicionar. A qualidade e a legibilidade sempre vêm em primeiro lugar!

O senhor recebeu um semáforo vermelho ou laranja porque sua contagem de palavras não é alta o suficiente? Leia sobre a verificação do tamanho do texto aquiou pule para o parágrafo sobre como escrever postagens longas e de alta qualidade ou páginas de arquivo de taxonomia informativa.

Por que a contagem de palavras é importante?

Definir a contagem de palavras é fácil: é a quantidade de palavras usadas em um texto específico, em uma página ou em outro lugar. É uma maneira fácil de medir o tamanho do texto. Mas por que isso é importante, o senhor pergunta? Bem, garantir que seu texto seja longo o suficiente ajuda o Google a entender melhor do que se trata o seu texto. Nós mesmos já passamos por isso; escrevemos alguns artigos com mais de 2.500 palavras, como o nosso Fundamentos de SEO. São eles conteúdo fundamental, e ajudam a aumentar nosso tráfego orgânico. Veja como os artigos mais longos contribuem para o SEO:

Quando seu texto é mais longo, o Google tem mais indicadores para determinar do que se trata. Quanto mais longo for o texto, mais frequentemente a frase-chave de seu foco provavelmente aparecerá. No entanto, isso não é desculpa para encher o texto de frases-chave! Se o senhor otimizar sua cópia naturalmente, sua frase-chave de foco aparecerá aqui e ali ao longo do texto. O senhor também pode incluir mais sinônimos e frases-chave relacionadas. Além disso, em uma postagem mais longa, o senhor pode adicionar mais títulos, linkse imagensonde o senhor mencionará a frase-chave ou frases relacionadas. Portanto, mais conteúdo lhe dá mais espaço para fornecer aos usuários informações de alta qualidade e com nuances.

Um texto mais longo também pode ajudar o senhor a se classificar para várias variantes de cauda longa da frase-chave para a qual o senhor otimizou seu texto. Isso ocorre porque o senhor tem mais oportunidades de abordar vários tópicos em um texto longo. Seu artigo ou suas outras postagens que se aprofundam no subtópico terão uma chance de aparecer nos resultados de pesquisa para as variantes de cauda longa da sua frase-chave. Se o senhor fizer algumas links internos bem planejados o senhor pode até mesmo aumentar o tráfego para a extensa postagem que escreveu. Isso ajuda o senhor a direcionar mais tráfego orgânico para seu site.

Evite ter conteúdo superficial

Além disso, se uma página não tiver muito texto (um baixo número de palavras), é mais provável que o Google a considere como conteúdo pobre. Todos os mecanismos de busca querem fornecer as melhores respostas para as pesquisas on-line que as pessoas fazem. É menos provável que um conteúdo de baixa qualidade ofereça uma resposta completa e satisfaça as necessidades do público. Consequentemente, ele provavelmente não terá uma classificação muito alta.

O mesmo se aplica às páginas e descrições de produtos em sua loja on-line. Embora elas não precisem ser tão longas quanto as postagens de blog, é uma boa ideia garantir que o texto seja longo o suficiente. Não subestime a importância de ter as informações adequadas sobre seus produtos. Isso pode fazer a diferença entre fazer uma compra ou não, pois mais texto ajuda os clientes a tomar uma decisão informada e os ajuda a confiar em seu site.

O que o Yoast SEO verifica?

A verificação do comprimento do texto no Yoast SEO

O Yoast SEO ajuda o senhor a verificar o comprimento dos seus textos. Essa verificação faz parte da análise de SEO, e o senhor a encontrará na guia SEO da meta box do Yoast SEO ou na barra lateral do Yoast SEO. Ela calcula quantas palavras o senhor adicionou a uma página e se isso é suficiente para ajudá-lo a se classificar. Essa verificação também está disponível em nosso Yoast SEO para Shopify app.

Feedback da análise do Yoast SEO sobre o comprimento do texto

Feedback da análise do Yoast SEO para Shopify sobre o comprimento do texto

Cada página do seu site precisa conter um determinado número de palavras para ser útil aos visitantes do site e ao Google. O tamanho mínimo de seu texto depende do tipo de página. Páginas de taxonomia (ou Coleções, se o senhor usar o Shopify) exigem menos conteúdo do que as postagens de blog, enquanto conteúdo fundamental costuma ser seu conteúdo mais importante e, portanto, precisa conter um número significativo de palavras.

Na tabela abaixo, o senhor pode ver como avaliamos as diferentes páginas. Se o senhor tiver menos do que o número mínimo de palavras em uma página, receberá um semáforo vermelho na análise do Yoast SEO. Quando o senhor recebe um semáforo verde ao atingir o número mínimo de palavras, nós o aconselhamos.

Post ou página >300 palavras
Post ou página Cornerstone >900 palavras
Descrição da taxonomia >30 palavras*
Descrição do produto >200 palavras
Descrição do produto Cornerstone >400 palavras
Breve descrição do produto ≥20 palavras e ≤50 palavras
* Nossa próxima versão atualizará a recomendação para páginas de taxonomia. Atualmente, nosso critério de avaliação é de 250 palavras.

Conteúdo insuficiente

O Yoast SEO também lhe dará um semáforo vermelho ou laranja se o seu post ou página tiver menos de 50 caracteres na análise de legibilidade. Para avaliar adequadamente a legibilidade do seu conteúdo, o plug-in Yoast SEO precisa de um número mínimo de caracteres. Se o seu post ou página tiver menos de 50 caracteres, as verificações de legibilidade do plug-in não fornecerão os melhores resultados. E, na maioria dos casos, o senhor não pode fornecer a melhor resposta ao seu público em um espaço tão curto de palavras.

Contagem de palavras na guia Insights do Yoast SEO

O senhor também pode encontrar a contagem exata de palavras do seu conteúdo na guia guia Yoast SEO Insights na barra lateral. A guia Insights também contém outros recursos úteis, como a facilidade de leitura Flesch, o tempo estimado de leitura e as palavras de destaque.

Como escrever um post longo e de alta qualidade

Portanto, artigos mais longos podem ter algumas vantagens em relação a postagens curtas. Mas enquanto o senhor estiver escrevendo postagens com um grande número de palavras, é importante manter a qualidade do texto em um nível alto. Textos de boa qualidade são legíveis, bem estruturadoe sempre contêm conteúdo original.

Escrever conteúdo de alta qualidade para seu site ou loja on-line é difícil. Especialmente quando sua meta é escrever artigos com um grande número de palavras para aumentar seu tráfego orgânico. Quando estiver escrevendo, e especialmente elaborando o que já tem, certifique-se de ter em mente os seguintes aspectos:

Escreva textos legíveis

O mais importante ao escrever postagens longas (ou de qualquer tipo) é escrever para o seu público. Isso pode parecer óbvio, mas é surpreendentemente fácil se distrair e começar a acrescentar informações irrelevantes. Comece pensando nas perguntas que um leitor poderia ter sobre o tópico que o senhor está abordando. Em seguida, forneça respostas claras a essas perguntas. É claro que as respostas devem ser bem escritas e legíveis.

O que o senhor pode fazer para tornar seu texto legível? Seu texto precisa seguir uma linha lógica de pensamento. Para isso, recomendamos que o senhor inicie cada parágrafo com uma frase de tópico, ou seja, uma frase que explique a ideia principal do parágrafo. Use o restante do parágrafo para desenvolver essa frase. Não se esqueça de manter suas frases e parágrafos curtos e rápidos. Se o senhor encontrar palavras ou frases desnecessárias, exclua-as. Minimize o uso da voz passiva. Mas conecte seus parágrafos para facilitar a leitura do texto. Uma boa maneira de fazer isso é usar palavras de transição.

Use títulos

Uma maneira de estruturar seu texto é usando títulos. Os títulos em um texto têm duas finalidades. Primeiro: eles mostram uma hierarquia de cima para baixo. O senhor percebe imediatamente que um assunto tem, por exemplo, três subtítulos que o desenvolvem mais. Outra função é a leitura. O senhor pode informar aos leitores sobre o assunto de um parágrafo por meio de títulos. Isso também torna o texto agradável de ler, pois um título informa ao senhor sobre o que se trata a próxima parte do texto.

Escreva conteúdo original

Essa é a mais difícil. Não é fácil ser original com tanto conteúdo por aí. Mas pode ajudar se o senhor refletir sobre o que o torna único. Pense em como o que o senhor oferece é diferente e melhor do que o que seus concorrentes oferecem. Em seguida, faça algumas pesquisa de palavras-chave para ver o que seu público-alvo procura on-line. A preparação com a pesquisa pode lhe dar muitas ideias sobre o que escrever e como se destacar da multidão. Caso o senhor tenha dúvidas, temos um post completo no blog sobre como encontrar inspiração.

Quer saber mais sobre como escrever posts de alta qualidade que os usuários e os mecanismos de pesquisa vão adorar? Nosso Curso de redação para SEO e outros cursos de SEO podem ajudar o senhor com isso. O senhor pode ter acesso a esses cursos com o Yoast SEO Premium ou Yoast SEO para Shopifyque também lhe dá acesso a recursos extras no plug-in Yoast SEO.

Torne-se Premium e obter acesso gratuito aos nossos cursos de SEO!

Saiba como escrever um ótimo conteúdo para SEO e desbloquear muitos recursos com o Yoast SEO Premium:

Como criar páginas de arquivo de alta qualidade

Vamos começar explicando o que são páginas de arquivo. O WordPress usa as chamadas taxonomias para agrupar o conteúdo. A palavra “taxonomia” é um termo sofisticado para um grupo de coisas (páginas do site, neste caso) que têm algo em comum. O WordPress tem duas taxonomias padrão: categorias e tags. A diferença entre uma categoria e uma tag tem a ver principalmente com a estrutura. As categorias são hierárquicas: o senhor pode ter subcategorias e até mesmo sub-subcategorias. As tags, no entanto, não têm essa hierarquia.

O WordPress gera automaticamente uma página para cada categoria ou tag que o senhor criar. Portanto, fique atento a elas e não crie novas tags para cada post que o senhor escrever! Chamamos essas páginas de páginas de arquivo porque é isso que elas fazem: arquivam publicações (ou produtos) que têm algo em comum. Além de categorias e tags, há também outros tipos de páginas de arquivo. O senhor pode até criar uma taxonomia personalizada ou usar um plugin que a crie.

Por que as páginas de arquivo são importantes para seu SEO?

As páginas de arquivo de taxonomia são muito valiosas quando se trata de estruturar seu site. Uma estrutura clara do site ajuda tanto o Google quanto os visitantes a entender e navegar pelo site, além de ajudar o senhor a obter uma classificação mais elevada. Para tirar o máximo proveito das páginas de arquivo de taxonomia, o senhor precisará trabalhar nelas. As páginas que o WordPress gera automaticamente tendem a consistir apenas em uma lista de posts sem nenhuma outra introdução. Portanto, se os visitantes chegarem a uma de suas páginas de arquivo, eles não receberão muitas informações. Isso aumenta a chance de que eles não encontrem o que estão procurando e abandonem a página.

Como otimizar as páginas de arquivo de taxonomia

Para tornar seus arquivos de taxonomia incríveis, muitas vezes o senhor nem precisa fazer muito. Comece adicionando um título claro e uma introdução, onde o senhor destaca o conteúdo dessa página de arquivo. Além disso, o senhor pode adicionar alguns links a esse conteúdo introdutório apontando para os melhores posts ou páginas dessa página de arquivo. Isso ajudará muito a garantir que os usuários entendam do que se trata a página.

Para descrições em páginas de arquivo, recomendamos um mínimo de 250 palavras. Esse número é menor do que o recomendado para posts de blog, mas isso se deve ao fato de a descrição de uma página de arquivo ter uma finalidade diferente da de um post de blog. Em vez de explorar um tópico, essas descrições servem como uma introdução ao restante do conteúdo dessa página. Esses textos não precisam ser longos. No entanto, o senhor quer se classificar com essas páginas, e isso significa as páginas de categoria e tag precisam de conteúdo.

Como escrever descrições de produtos de alta qualidade

Muitas lojas on-line usam o texto padrão que o fabricante fornece quando se trata dos produtos que vendem. Isso não é algo que recomendamos (de forma alguma). Isso não apenas mostrará ao Google que já existem cinco outros sites que fornecem o mesmo conteúdo que o seu (o que prejudica suas classificações), mas também mostra aos usuários que você não dedica tempo para otimizar adequadamente suas páginas de produtos. Isso prejudica sua credibilidade. É claro que, se o senhor tiver uma loja on-line com muitos produtos, entendemos que isso não pode ser feito em poucos minutos. Nesse caso, recomendamos que o senhor comece com os produtos mais importantes ou os mais vendidos.

Certifique-se de que as descrições de seus produtos contenham as informações que as pessoas desejam sobre esses produtos. O senhor deve facilitar a leitura dessas informações e ir direto ao ponto. Como o senhor provavelmente viu na tabela, essas páginas geralmente exigem menos conteúdo do que as postagens de blog ou outras páginas. Mas o senhor deve se certificar de que todas as informações que alguém deseja sobre esse produto estejam na página do produto. Como mencionei anteriormente, um ótimo descrição do produto pode ser a diferença entre fazer uma venda ou não.

Conclusão sobre contagem de palavras e SEO

Esta postagem ensinou aos senhores que o número de palavras de seus posts e páginas pode influenciar suas classificações. Entretanto, e isso é muito importante, o senhor não deve comprometer a qualidade do seu texto para escrever artigos mais longos. Portanto, use sempre o bom senso e escreva textos legíveis e bem estruturados que sejam úteis para os visitantes do seu site. Eventualmente, isso também é o que o Google quer e, portanto, o senhor subirá nas classificações!

Leia mais: SEO copywriting e redação para vendas “