SEO é uma coisa ENORME – e quem não gosta de uma lista de verificação? Embora o trabalho de SEO nunca esteja concluído, há muitas coisas que o senhor pode simplesmente riscar da lista para garantir a otimização do seu site não apenas para as pessoas, mas também para o Google. Deseja trabalhar no SEO do seu site? Confira esses itens para que o senhor saiba por onde começar.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo!

O SEO consiste em otimizar seu conteúdo para que ele seja útil para os usuários e, portanto, apareça no topo dos resultados de pesquisa para as palavras-chave relevantes que o senhor deseja classificar. Certificar-se de que, se alguém pesquisar um termo para o qual o senhor deseja se classificar, o senhor realmente estará na primeira página. É por isso que o senhor deve se concentrar em dois aspectos muito importantes: pesquisa de palavras-chave e E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness). Vamos falar um pouco mais sobre isso.

Pesquisa de palavras-chave

Antes de começar a otimizar seu site, é fundamental saber para o que o senhor está otimizando. Digamos que o senhor tenha uma loja on-line de equipamentos de escalada. O senhor vende fitas, escovas, bolsas e calçados. Antes de começar a classificar, o senhor precisa pensar em que tipo de palavras seu público-alvo usa para descrever essas coisas. Porque se não estiver otimizando seu conteúdo para as palavras que seu público-alvo usa, o senhor não estará visível para as pessoas certas. Isso significa que o senhor poderá atrair algum tráfego, mas não o tráfego que deseja.

Por exemplo, se alguém pesquisar “fita adesiva” e encontrar sua página sobre fita adesiva para escalada, onde deseja saber mais sobre fita adesiva de papel, essa pessoa sairá do seu site e continuará a pesquisa. Isso é ruim para o engajamento do site e levará a classificações mais baixas. Aqui, o senhor deve pensar mais sobre o semântica e contexto do conteúdo que o senhor escreve.

Portanto, é por isso que esta lista de verificação de SEO começa com a pesquisa adequada de palavras-chave. E não, essa não é a coisa mais fácil de fazer ou a que leva menos tempo. Entretanto, se o senhor tiver uma lista sólida de palavras-chave, terá um bom começo para o restante do seu trabalho de SEO. E se o senhor realmente quiser ser minucioso, basta ler o guia passo a passo para pesquisa de palavras-chave.

E-E-A-T

Quando o senhor tiver essa lista de palavras-chave, a próxima coisa em sua lista de verificação de SEO deve ser focar em E-E-A-T. Isso significa Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade. Em termos simples, isso significa que o Google julga suas páginas com base na credibilidade da página, do autor e do site como um todo. Então, o que isso significa para o seu site e o que o senhor deve verificar no seu conteúdo?

  • Experiência: o conteúdo deve conter exemplos da experiência do autor sobre o assunto. Trata-se de dar opiniões e, por exemplo, compartilhar fotos.
  • Expertise: isso significa que o autor deve ter o conhecimento e as qualificações corretas para escrever sobre algo. Por exemplo, posso escrever sobre essa lista de verificação de SEO porque trabalho com marketing há anos e anos (experiência) e fiz cursos sobre o assunto (especialização). Esse exemplo mostra que tanto a experiência quanto a especialização podem se sobrepor, mas não precisam ser assim. Por exemplo, um cozinheiro por hobby não precisa ser um profissional para escrever sobre novas receitas.
  • Autoritatividade: o senhor é uma autoridade nessa área? Com “o senhor”, o Google quer dizer o criador e o site. Isso significa que “Yoast” pode ser a autoridade em SEO, mas os redatores do site também devem ser algum tipo de autoridade.
  • Confiabilidade: trata-se de citar sites confiáveis, ter uma conexão segura e não esconder o conteúdo atrás de uma parede de anúncios.

Atualize o conteúdo antigo antes de criar um novo

Sem um bom conteúdo, é muito difícil se classificar no Google ou em outros mecanismos de pesquisa. Embora o senhor já tenha uma boa lista de palavras-chave, isso não significa que deva simplesmente sair criando novos conteúdos. Portanto, o próximo item da sua lista de verificação de SEO é:

Melhorar o conteúdo de alto potencial

Se o senhor já tem muito conteúdo, mas ele não está se classificando muito bem, talvez queira atualizar algumas páginas de alto potencial. Essas são páginas que têm potencial para se classificar, porque as palavras-chave têm um volume alto e baixa concorrência, mas ainda não se classificam. Verifique essas páginas e faça as verificações específicas de SEO na página. Por exemplo, usando o plug-in Yoast para otimizar seu conteúdo. Uma das maneiras de analisar seu conteúdo atual é usar o princípio RID, que significa Reter, Melhorar ou Excluir:

  • Retain significa que o senhor está mantendo o conteúdo
  • Melhorar significa que o senhor precisa atualizá-lo
  • Excluir significa que não é mais necessário

Basta exportar uma visão geral de todo o seu conteúdo e rotulá-lo com um R, I ou D. Agora o senhor terá outra lista de verificação que precisará apenas seguir.

Um dos aspectos que o Google analisa ao indexar seu website são os metadados. São dados que descrevem outros dados. Em outras palavras, são palavras que descrevem o conteúdo que o senhor criou. A meta descrição, por exemplo, é um breve resumo de sua página ou postagem. Isso geralmente é usado pelos mecanismos de pesquisa no snippet dos resultados de pesquisa. Portanto, esses dados são muito importantes! Mas não é só a meta descrição que conta, pense também em adicionar texto alternativo às suas imagens para descrevê-las. Isso não ajuda apenas os mecanismos de pesquisa, mas também os leitores de tela. Isso é uma vitória para a acessibilidade.

Esquema

Os metadados não se referem apenas à adição de alguns detalhes, mas também a algo maior: o esquema. O esquema, no contexto de SEO, refere-se à marcação de dados estruturados que o senhor pode adicionar no código-fonte da página para tornar as páginas da Web mais contextualmente compreensíveis para que os mecanismos de pesquisa entendam que tipo de entidade é essa. Não se trata apenas de melhorar a aparência do conteúdo para os usuários, mas de torná-lo mais claro para os mecanismos de pesquisa.

Quando o senhor usa schema markup em seu websiteo senhor está essencialmente fornecendo aos mecanismos de pesquisa uma maneira clara e estruturada de identificar e interpretar essas entidades em seu conteúdo. Isso permite que os mecanismos de pesquisa não apenas compreendam os elementos individuais do seu conteúdo (como o nome de uma pessoa, um local ou uma data), mas também entendam o contexto e os relacionamentos entre essas entidades. Ao fazer isso, a marcação de esquema ajuda os mecanismos de pesquisa a categorizar e indexar seu conteúdo com precisão, o que pode melhorar a forma como seu site aparece nos resultados de pesquisa. Esse nível mais profundo de compreensão ajuda os mecanismos de pesquisa a conectar as consultas de pesquisa dos usuários ao conteúdo mais relevante do seu site, aumentando a visibilidade e o envolvimento do usuário.

Imagens e vídeos

Até agora, falei muito sobre conteúdo em termos de palavras. É claro que o conteúdo é mais do que isso. Pense em imagens, áudio e vídeo. Agora, com a IA sendo cada vez mais usada, isso significa que os algoritmos podem reconhecer e interpretar facilmente o conteúdo visual, o que significa que ele se torna ainda mais importante para o SEO. Então, o que o senhor deve fazer? Aqui estão algumas dicas:

  1. Sempre use nomes de arquivos relevantes
  2. Verifique o tamanho e o formato do arquivo
  3. Use texto alternativo para imagens
  4. Adicione legendas aos seus vídeos
  5. Publique uma página e adicione uma transcrição a seus vídeos
  6. Certifique-se de que os links incorporados apontem para uma página relevante em seu site

Links internos

Uma das coisas que não deve faltar em sua lista de verificação de SEO é verificar sua estrutura de links internos. O fato é que isso realmente ajuda o senhor a mostrar aos mecanismos de pesquisa sobre o que é o seu site e isso ajuda os visitantes a navegar com mais facilidade. E, ainda mais importante: suas páginas precisam de links para serem indexadas.

Mas, por onde começar? Gostamos de seguir estas 9 etapas:

  1. Determinar o ideal ideal para seu site.
  2. Decida o que seu conteúdo mais importante é.
  3. Adicione links contextuais aos seus artigos para que o senhor mostre que os artigos são relevantes nesse contexto.
  4. Vincule páginas hierárquicas. Portanto, vincule as páginas principais às páginas secundárias e vice-versa.
  5. Considere adicionar uma seção de posts relacionados. Dessa forma, o senhor pode até mesmo dar às suas páginas mais valor de link.
  6. Crie links para suas páginas importantes no menu ou na página inicial.
  7. Adicione links para suas taxonomias.
  8. Adicione links para suas postagens mais recentes.
  9. Considere adicionar links para postagens populares.

Eu sei que essa não é uma solução fácil. É por isso que sugiro que o senhor comece a trabalhar na lista grande que mencionei aqui, mas também comece a trabalhar nas pequenas coisas. Por exemplo, toda vez que o senhor publicar algo novo, certifique-se de incluir links internos relevantes. Dessa forma, o senhor pode começar a criar sua estrutura de links internos aos poucos.

Velocidade da página

Um dos principais fatores que afetam seu SEO é a velocidade da página. Mas a velocidade da página implica em muito de coisas. Não é algo fácil ou uma medida única. Ela está relacionada a coisas como a infraestrutura do seu servidor da Web, mas também depende da conexão de Internet do usuário, por exemplo. Então, quais são as coisas fáceis que o senhor pode fazer para melhorar a velocidade da sua página?

  1. Comprima suas imagens. Por exemplo, com squoosh ou TinyPNG. O senhor sacrificará um pouco a qualidade da imagem, mas melhorará a velocidade de carregamento da página.
  2. Reduza o JavaScript, o CSS e o HTML. O senhor pode fazer isso facilmente usando uma ferramenta de redução on-line ou um plug-in.
  3. Ative o cache do navegador. Isso armazenará os dados da página da Web no navegador do usuário. O senhor também pode fazer isso com um plug-in do WordPress, por exemplo, Litespeed Cache ou WPRocket.

SEO de longo prazo

Sei que isso pode não ser o que o senhor gostaria de ouvir, mas SEO é algo para o longo prazo. Ajustar seu site e seu conteúdo para fins de SEO exige tempo e esforço. No entanto, a boa notícia é que o senhor não precisa riscar tudo de sua lista de SEO de uma só vez. Isso significa que o senhor pode simplesmente começar a trabalhar em um desses itens todos os dias, o que certamente afetará seu SEO a longo prazo. O que mais ajuda o senhor a trabalhar diariamente em seu SEO? Bem, eu recomendaria usar o Yoast SEO para otimizar seu conteúdo. Mas talvez eu seja um pouco tendencioso. 😉